Análise Narrativa de Efeito Borboleta
“Efeito Borboleta”
Enredo
Evan frequentemente sofre apagões, muitas das vezes, em momentos de alto estresse. Na juventude e na adolescência Evan sofreu graves traumas sexuais e psicológicos. Esses traumas incluem ser forçado pelo vizinho George Miller (pai de Kayleigh e Tommy) a participar de pornografia infantil; quase sendo estrangulado até a morte pelo seu pai Jason Treborn ,que então foi morto por guardas em sua frente; assassinar uma mãe e sua filha recém-nascida enquanto brincava com dinamite com seus amigos; e ver o seu cão ser queimado vivo por Tommy.
Sete anos mais tarde, quando estava se divertido com uma garota em seu dormitório da universidade, ele percebe que quando ele lê seus diários de quando era adolescente, ele pode viajar de volta no tempo e é capaz de refazer as partes do seu passado. Seu tempo viajando conta episódios que explica seus frequentes apagões que ele teve quando era criança. No entanto, há consequências para suas escolhas que faz com que ele seja levado a frente de sua vida presente. Por exemplo, as alterações em sua antiga linha do tempo pessoal leva a futuros alternativos em que ele se encontra, um estudante universitário em uma fraternidade, um detento preso por assassinar Tommy, amputado e outros futuros drásticos. Seus esforços são movidos pelo desejo de desfazer os eventos mais desagradáveis de sua infância que coincidem com seus misteriosos apagões, incluindo salvar Kayleigh sendo molestada por seu pai.
As ações que ele toma, permite que ele retorne ao momento dos apagões, e muda a linha do tempo em cada novo futuro que ele acorda. Como ele continua a fazer isso, ele percebe que, apesar de suas boas intenções, as consequências são imprevisíveis. Além disso, o salvamento de dezenas de anos de novas memórias lhe causa danos cerebrais e hemorragias nasais graves. Em última análise, ele decide que suas tentativas de alterar o passado acaba só prejudicando aqueles que ele se preocupa,