Análise literária
Pau dos Ferros - RN
2014
JUCIELE BORJA DE MOURA
Análise literária apresentada ao programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM/UERN, como requisito da obtenção da nota final da disciplina Leitura do Texto Literário ministrada pela Profª. Drª. Maria Edileuza da Costa.
Pau dos Ferros - RN
2014
COMENTÁRIO SOBRE O ENREDO E OS ASPECTOS TEÓRICOS POR TRAZ DA SUA ELABORAÇÂO
A obra analisada: Palavras, palavrinhas e palavrões da autora Ana Maria Machado é constituída de 48 páginas pertencente ao gênero narrativa de ficção tendo com alvo o público infato-juvenil. O enredo gira em torno de uma garotinha curiosa que busca compreender a linguagem e toda a complexidade que faz parte do universo linguístico.
“Era uma vez uma menina que gostava muito de palavras. (...) Para ela todas eram interessantes: as pequenas, as médias e as grandes. As palavrinhas, as palavras e os palavrões.” A partir dessa apresentação que já mostra o interesse da personagem principal pela linguagem, percebi o caráter questionador da garotinha em relação ao uso da língua e a tentativa de descobrir na verdade o que são palavrões, o que realmente condiz com a realidade, já que nada mais natural para uma criança de certa faixa etária conceber que palavrões são palavras imensas. Esse equívoco passa a ser a problemática que impulsionará o enredo do livro uma vez que a menina, com a sua grande admiração pelas palavras, passa a repetir o que os adultos fala e, entre essas tantas, ela se utiliza de palavras cujo contexto as configura como palavrões.
Dessa forma a menina passa a ser repreendida toda vez que fala um palavrão, seja pela mãe que diz que essa atitude é inadmissível a uma garota, pelo pai que logo a