analise literaria
Identificação
Autor: Machado de Assis
Obra: Dom Casmurro
Edição: -
Editora: Martin Claret
Local e data de publicação: São Paulo, 2005.
Biografia do autor:
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21/06/1839, filho de uma família muito pobre. Mulato vitima de preconceitos, perdeu sua mãe na infância. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor.
Na infância, estudou numa escola publica durante o primário e aprendeu Frances e latim. Trabalhou como aprendiz de tipografo, foi revisor e funcionário publico. Aos 16 anos conseguiu publicar sua primeira obra literária ”Ela” na revista “Marmota Fluminense”.
Em 1869 casou se com Carolina Augusta Xavier de Novais, Machado publica na década de 1870 umas serie de romances e inicio sua carreia burocrática. 1897 fundou a Academia Brasileira de Letras, sendo seu primeiro presidente e ocupava a cadeira de numero 24.
Morreu de câncer, em sua casa no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1908.
Estrutura da obra
a) Assunto principal:
O assunto principal é o romance entre Bentinho e Capitu.
b) Enredo:
O livro Dom Casmurro é uma historia narrada pelo próprio personagem, Bentinho que, por varias circunstância, vai se fechando em si mesmo e passa a ser conhecido como Dom Casmurro.
Órfão de pai, criado com muito cuidado pela mãe D. Gloria em Matacavalos,em sua casa morava José Dias (o agregado), Tio Cosme (advogado e viúvo) e prima Justina (viúva), Bentinho possuía uma vizinha que conviveu como "irmã-namorada" dele, a Capitu. Seu projeto de vida era claro, sua mãe havia feito uma promessa, em que Bentinho iria para um seminário e tornar-se um padre. Cumprindo a promessa Bentinho vai para o seminário, mas sempre desejando sair, pois se tornando padre não poderia casar com Capitu.
A vida do seminário, no entanto, não o atrai. Apesar de comprometido pela promessa, também D. Glória sofre com a idéia de separar-se do seu único filho, interno no seminário. Por