Análise literária
LETRAS
ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS
BRASÍLIA
2011
Unidade Taguatina/Noturno
LETRAS
ANÁLISE DE OBRAS LITERARIAS
Proposta para sê-la apresentada ao Professor Paulo como requisito para aprovação na disciplina de Literatura Brasileira I
BRASÍLIA
2011
INTRODUÇÃO 4
Justificativa 5
Objetivo geral 6
Objetivos específicos 6
METODOLOGIA 7
Características Físicas e Psicológicas em Helena 8
Fina ironia e as Mulheres Especiais 8
Personagem 8
CONCLUSÃO 10
Personagem 11
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
A Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras. Machado de Assis e José de Alencar possuem um forma única de escrever e trazer à tona descrições fantásticas e detalhadas de uma época em que o livro possuia e era um dos maiores atrativos e um das melhores formas de passar uma tarde nos jardins por exemplo.
Justificativa
O estilo desses autores em especial procura trazer para as salas de aula uma comparação entre essas duas grandes obras que por vezes faz com que alguns alunos tenham certa repulsa por suas formas de escrita, com isso espera-se tirar o medo e levá-los ao prazer por este tipo de literatura.
Objetivo geral Analisar a obra Helena de Machado de Assis e A Pata da Gazela de José de Alencar.
Objetivos específicos * O presente trabalho trata da análise das características físicas e psicológicas dos personagens femininos centrais da obra machadiana e alencariana sendo estas: Helena e Amélia.
METODOLOGIA
Na busca de um desenvolvimento com maior qualidade houve pesquisa em livros, artigos e nas próprias obras dos autores para que possamos ter suporte para realizar um debate com fundamento.
Características Físicas e Psicológicas em Helena
Helena - Era uma moça de dezesseis a