Análise Literária
1- Identificação
Obra
Autor
Edição
Editora
Local e data de publicação
2- Pesquisa
Biografia do autor
3- Estrutura da Obra
a) Assunto principal, acontecimento sobre qual gira a historia
b) Enredo; conjunto de fatos narrados
O enredo apresenta os seguintes elementos:
Introdução – momento em que são apresentados os fatos iniciais servindo para situar o leitor diante do que ele ira ler
Complicação – parte da história em que são desenvolvidos os conflitos
Clímax – momento culminante da história, de maior tensão e suspense
Desfecho – solução dos conflitos, resolução da complicação da aventura
Enredo linear e não linear
O enredo é a seqüência de fatos que acontecem na historia as situações vividas pelos personagens, às ações que elas sofrem ou fazem.
O enredo em sua seqüência pode ser linear e não linear. É linear quando o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o começo, o meio e o fim da narrativa.
O não linear não segue uma seqüência cronológica, desenvolvem-se descontinuamente, com saltos, antecipações, retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações.
O tempo cronológico mistura-se ao psicológico, da duração das vivencias dos personagens. O espaço exterior se mistura aos espaços interiores (memória e imaginação dos personagens).
c) Personagem: ser que vive a ação responsável pelos acontecimentos da historia. (Você deverá caracterizar o personagem)
A personagem pode ser:
Principal – mais importante ao desenrolar do enredo
Secundário – personagem que tem uma participação menor ou menos freqüente. É importante situar as características físicas e psicológicas, sociais, etc., das personagens.
A PERSONAGEM PRINCIPAL PODE SER PROTAGONISTA QUANDO APRESENTA CARACTERISTICAS QUE A FAZEM SOBRESSAIR EM SEU GRUPO, OU ANTAGONISTA