Análise Literária
1-Nome da obra e do autor: O Primo Basílio escrito por Eça de Queirós
2-Estudo biobibliográfico do autor: Nome Completo: José Maria de Eça de Queirós Nascimento: 25 de novembro de 1845 Morte: 16 de agosto de 1900 Nascionalidade: Portugal Ocupação: Romancista, contista
3-Características físicas e psicólogicas do personagens: Jorge - é engenheiro e trabalha no Ministério das Obras Públicas. Bonito, tem a barba curta, muito fina e frisada
Luísa - moça loira, tem olhos castanhos. Sua vida é muito vazia e torna-se uma mulher fútil.
Basílio - é primo de Luísa e foi seu namorado, em tempos anteriores. Pedante, convencido, é cínico demais, aventureiro, conquistador. Os cabelos são pretos e anelados, mas já apresentam alguns fios brancos.
Sebastião - é um amigo íntimo de Jorge. É a única figura realmente boa e decente, dentre os que frequentam a casa de Jorge e Luísa.
Julião - é um parente afastado de Jorge. Fala mal de tudo e de todos
Acácio - é aparentemente sério, excessivamente moralista, contudo mantém relações sexuais com sua empregada.
Ernestinho: é primo de Jorge. Seu sobrenome, Ledesma, dá-lhe um ar ridículo, de lesma pegajosa. É pequeno, pálido, romântico, escreve seguindo o interesse do público.
Juliana - personagem de peso, a mais complexa e elaborada de toda a obra, ela impressiona por sua vida interior. Magra, feia, solteirona, virgem, empregada há muitos anos, sente-se desesperada ao perceber que não terá meios para deixar essa condição de vida.
4-Análise do tempo e cenário: Acontece em Lisboa, no século XIX.
5-Vocabulário de algumas palavras desconhecidas: Não houve palavras desconhecidas.
6- Resumo da história:
Jorge abre a