Agregados
Campus Campo Mourão
Disciplina: Materiais de Construção Civil B
Professor: Sérgio Roberto Oberhauser Quintanilha Braga
Aluno:
Maria Edurda Manfrinato
DATAS: 05/04/2013
NORMA: O experimento a ser realizado baseia em determinação da Norma Brasileira Registrada (NBR) nº 9937, de Agosto de 1987.
TÍTULO
O experimento realizado intitula-se “Determinação da Absorção e da Massa Específica Absoluta dos Diferentes Tipos Comerciais de Agregados Graúdos”.
OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo obter o valor da absorção e da massa específica de amostras de agregado graúdo. O experimento segue as especificações da NBR 9937, de agosto de 1987.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Para o experimento em questão, foram utilizados os seguintes equipamentos:
Balança com capacidade máxima de 20 kg, sensibilidade de 1g e dispositivo para engatar o recipiente que conterá a amostra;
Recipiente ou forma;
Corrente;
Água;
Tanque para água;
Massa aleatória de brita.
PROCEDIMENTO
Todo procedimento é descrito na NBR 9937 de agosto de 1.987.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A partir dos dados coletados e procedimentos adotados, pode-se, de acordo com a NBR 9937, calcular-se absorção (ab) de cada amostra e a massa específica absoluta de cada tipo de brita nas condições seca (𝛾SECO) e saturada superfície seca (𝛾SSS). Isto se dá através das seguintes expressões:
Massa específica na condição seca
Massa específica na condição saturada de superfície seca:
Os resultados obtidos são descritos abaixo e a partir destes foram realizados os cálculos:
A= 1,117kg
B = 1,121kg
C = 0,743kg
CONCLUSÃO
A massa específica absoluta das britas, em geral, é de 2,98 g/cm³, aproximadamente. Porém, a comparação se torna difícil, devido ao desrespeito às normas no momento da execução do experimento. Houve também uma alta absorção de água pelas britas. Estes erros se devem ao fato de tal experimento não