Geologia
RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS E TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA
ISOLANTES TÉRMICOS
Fernando Noboru Ito
Laís Firmino
Renan Caetano Consceição
Valéria Pasian
CAMPO MOURÃO
2012
RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS E TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA
CESAR FERRI
FAGNER ZOTTI
PEDRO CINTRA
MAICON BEYER
Relatório apresentado para a disciplina de Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor e Massa para obtenção de nota parcial do Curso Superior de Engenharia Civil, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, sob orientação da Prof. Paula Cristina de Souza.
CAMPO MOURÃO
2012
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
Chama-se isolante térmico um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas.
O melhor isolante térmico é o vácuo, mas devido à grande dificuldade para obter-se e manter condições de vácuo, é empregado em poucas ocasiões, limitadas em escala. Na prática se utiliza ar, que graças a sua baixa condutividade térmica e um baixo coeficiente de absorção da radiação, constitui um elemento muito resistente à passagem de calor. Entretanto, o fenômeno de convecção que se origina nas câmaras de ar aumenta sensivelmente sua capacidade de transferência térmica. Além disso, o ar deve estar seco, sem umidade, o que é difícil de conseguir nas câmaras de ar.
Por estas razões são utilizados como isolamento térmico materiais porosos ou fibrosos, capazes de imobilizar o ar seco e confiná-lo no