Análise Literária-Dom Casmurro
Dom Casmurro foi publicado em 1900 e é um dos romances mais conhecidos de Machado. O que lhe inspirou o nome do livro foi o fato que trouxe-lhe tal nome à ideia. Então, vem a primeira fala direcionada ao leitor: “Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo.” Bento Santiago, um advogado de meia idade, vive sozinho numa boa casa, em bairro distante do centro do Rio de Janeiro onde é conhecido como Dom Casmurro.
Entre os principais personagens de Dom Casmurro estão: Dona Maria (mãe de Bento), José Dias (agregado), Capitolina (Capitu–grande amor de Bento), Escobar (melhor amigo de Bentinho).
Dom Casmurro narra em primeira pessoa a história de Bentinho que, por várias circunstância, vai se fechando em si mesmo e passa a ser conhecido como Dom Casmurro. Entre os principais personagens estão: Dona Maria (mãe de Bento), José Dias (agregado), Capitolina (Capitu–grande amor de Bento), Escobar (melhor amigo de