Redes de Computadores
PROJETO DE REDES
PROFESSOR: FERNANDO ERYCK
Roberto Vasconcelos Farias – Mat: 2006102217
1. STP (Spanning Tree Protocol)
Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamento de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações.
O algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente entre cada segmento separado por bridges ou switches.
Caso ocorra um problema nesse caminho, o algoritmo irá recalcular, entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente.O nome deriva do algoritmo spanning tree em teoria dos grafos.
1.1. Estado das portas usando STP em um switch
Bloqueio - Apenas recebendo BPDUs.
Escuta - O switch processa BPDUs e espera por possíveis novas informações que podem faze-lo voltar ao estado de Bloqueio.
Aprendizado - Quando a porta ainda está "aprendendo" e montando sua tabela de endereços de origem dos frames recebidos.
Encaminhamento - A porta envia e recebe dados. Operação normal.O STP continua monitorando por BPDUs que podem indicar que a porta deve retornar ao estado de bloqueio prevenindo um loop.
Desativado - Não está utilizando STP. O administrador de redes pode desabilitar a porta manualmente.
2. Roteamento:
Roteamento é o processo de encontrar um caminho de uma origem até um destino. Aqui, com o exemplo do Correios do Brasil, você que quer escrever para aquela tia distante põe uma carta na caixa de correio ou em uma agência postal.
Depois pelo transportado até outra agência postal maior, depois para mais uma viagem terrestre e depois para a caixa postal de sua tia. Claro que este é um caso hipotético e você, assim como todos da geração Internet, não manda uma carta há mais de dez anos.
Mas peculiaridades comportamentais a parte, um computador age de forma similar. O PC “A” joga o tráfego até o switch (ou mesmo um Hub) que envia os