ANÁLISE FÍLMICA - O CANGACEIRO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ
CAMPUS DE CAICÓ
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
CLÁUDIA JÉSSICA DE GUSMÃO
DÊNIS FERNANDES DE MEDEIROS
ISAC ALISSON VIANA DE MEDEIROS
TAINARA NADJA DOS SANTOS DANTAS
ANÁLISE FÍLMICA DE “O CANGACEIRO”
CAICÓ
2015
CLÁUDIA JÉSSICA DE GUSMÃO
DÊNIS FERNANDES DE MEDEIROS
ISAC ALISSON VIANA DE MEDEIROS
TAINARA NADJA DOS SANTOS DANTAS
ANÁLISE FÍLMICA DE “O CANGACEIRO”
Dissertação apresentada ao Componente Curricular Seminário de Arte II, do Curso de História, do Departamento de História, do Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus de Caicó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para avaliação da Unidade 2.
Docente: Lourival Andrade Júnior
CAICÓ
2015
ANÁLISE FÍLMICA DE “O CANGACEIRO”
TEMÁTICA
O filme tem como tema, “o cangaço no sertão nordestino”, apresentando costumes desse personagem – o cangaceiro – tão característico da região.
ENREDO
O filme gira em torno do cangaceiro Galdino e seu bando, na tentativa de evidenciar como se dava a vida destes, que semeavam o “terror” pela caatinga nordestina. Inicialmente, é mostrado um assalto do grupo a um pequeno lugarejo, no qual eles matam os policiais da cidade, sequestram mulheres e entre elas, ele (Galdino) encontra e rapta a professora Olívia com a intenção de pedir um alto resgate. Teodoro, integrante do grupo e homem de confiança do capitão Galdino, apaixona-se por Olívia. Impulsionado por seu amor, ele resolve libertar Olívia. Ajudado por um cangaceiro do grupo, Teodoro põe em ação seu plano de fuga. Furioso com a traição do seu camarada, Galdino tortura até a morte o cangaceiro cúmplice da fuga e coloca todo o grupo na caça aos fugitivos. Enquanto desfrutam da liberdade, Teodoro e Olívia são descobertos por um cangaceiro enviado por Galdino. Teodoro compreende que o bando deve estar pelas vizinhanças e convida Olívia a seguir sozinha o