Análise Fisiológica e Psicológica do Filme À Primeira Vista
!
À Primeira Vista
Uma
Análise Psicológica ao filme de Irwin Winkler
!
!
!
!
Bianca Acre Gomes
2 Semestre de Psicologia
!
Prof. Maria Aparecida
!!
Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos I
!
!
!
!
!
!
!
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
1. Resumo do Filme
!
O filme de Irwin Winkler retrata a história verídica de um caso de estudo feito por Oliver Sacks, que conta a história de um homem, Virgil Adamson, que cresceu já acostumado com sua cegueira desde os 3 anos de idade. Quando criança, Virgil tinha feito várias cirurgias e tratamentos para que esse fosse possível enxergar de novo, porém após diversas tentativas durante vários anos, não há sucesso e o seu pai acaba por o abandonar.
Amy Benic viaja para uma cidade perto de Nova York, quando ela conhece Virgil através de uma massagem feita por ele, e não demora muito tempo para que os dois comecem um relacionamento. Logo quando Amy volta para Nova York, ela começa a pesquisar sobre a condição de Virgil, e assim acaba indo atrás de médicos cirurgiões que o possam ajudar. Após conhecer um médico que analisa a situação de Virgil, Amy o tenta persuadir a fazer a cirurgia para que ele possa recuperar a sua visão. Após inicialmente recusar, Virgil aceita fazer o procedimento. Apesar de a cirurgia ser um sucesso, recuperando a sua visão, ele começa a se sentir desorientado e confuso, não sendo capaz de perceber distância e luz. O médico que realizou a cirurgia de Virgil, o recomenda que ele visite um fisioterapeuta visual, e esse sugere que Virgil tente aprender tudo novamente por experiência, através da visão e do toque.
Depois que Amy e Virgil começam a morar juntos em Nova York, os dois passam a se distanciar cada vez mais. Não reconhecendo as diferentes reações faciais, Virgil constantemente questiona Amy, e a mesma se encontra constantemente explicando diversas coisas básicas para ele.
Virgil se encontra novamente com o médico