Trabalho sobre emoção - gestalt
I – Introdução -------------------------------------------------------------------------------------- p. 1
II – Métodos ---------------------------------------------------------------------------------------- p. 2
III – Descrição das observações --------------------------------------------------------------- p. 4
IV – Discussão -------------------------------------------------------------------------------p. 9
V - Conclusão -------------------------------------------------------------------------------p. 12
VI – Referências Bibliográficas ---------------------------------------------------------p. 13
1- INTRODUÇÃO
Em cada instante de nossa vida experimentamos algum tipo de emoção ou sentimento. Nosso estado emocional varia ao longo do dia em função do que nos ocorre e dos estímulos que percebemos, ou seja, nossas emoções são respostas que construímos como um meio de nos adaptarmos as mudanças do meio.
As emoções são experiências complexas sendo impossível fazer uma descrição e classificação de todas as emoções que podemos experimentar. No entanto, podemos afirmar que a emoção é a resposta imediata do organismo que informa o grau de um estímulo ou situação. Se a situação lhe parece favorável, experimentamos uma emoção positiva (alegria, satisfação, desejo, paz, etc.), mas quando lhe parece uma situação desfavorável, experimentamos emoções negativas (tristeza, desilusão, pena, angústia, etc.).
Em nossa linguagem do cotidiano expressamos nossas emoções dentro de uma escala positivo-negativo e com intensidades variáveis, como “me sinto bem”, “me sinto maravilhosamente bem”, ou “me sinto mal”, “estou péssimo”.
Podemos dizer que as emoções são entidades psicológicas simples, mas uma combinação complexa de aspectos fisiológicos, sociais e psicológicos dentro de uma mesma situação, que gerará uma resposta orgânica. Cada uma