Formatação de código
Richard Scheid
Formatação de Código
Consiste na ordenação de forma organizada e até mesmo padronizada dos códigos, importante para uma legibilidade eficaz e rápida, proporcionando assim dinamismo na manutenção, alteração e até mesmo no desenvolvimento do sistema.
Formatação de Código
Segue alguns tipos que podem ser aplicados como regras de formatação: a) Formatação Vertical. b) Formatação Horizontal.
Formatação Vertical
O tamanho máximo aconselhado de uma classe deve ter entre 200 a 500 linhas. Declaração de variáveis: Declarações de variáveis devem ser declaradas o mais próximo possível de onde serão usadas.
Formatação Vertical
Instâncias de variáveis: Instâncias de variáveis devem ser no início da classe, pois uma classe bem projetada, elas são usadas por muitos, senão todos, os métodos da classe.
Formatação Vertical
Funções Dependentes: Se uma função chama a outra, elas devem ficar verticalmente próximas, e a que chamar deve ficar acima da que for chamada, se possível. Isso da uma fluxo natural ao programa.
Formatação Vertical
Variáveis locais: Devem ser declaradas no topo de cada função. public void variaveisLocais() {
String local = "Deve ser aqui"; if(local.equals("Deve ser aqui")) { System.out.println("Parabéns, você é um bom programador!"); } else { System.out.println("Que coisa feia, vá estudar sobre formatação de código!"); } }
Formatação Vertical
Espaçamento vertical entre conceitos: São linhas em branco que indicam visualmente a separação entre conceitos.
Formatação Vertical
Com Espaçamento: public void comEspacamento() { String com = "Espaçamento"; if(com.equals("Espaçamento")) { System.out.println("Parabéns, você é um bom programador!"); } else { System.out.println("Que coisa Feia, vá estudar sobre formatação de código!"); } }
Formatação Vertical
Sem Espaçamento:
public void semEspacamento() { String sem = "Espaçamento"; if(sem.equals("Sem Espaçamento")) {