abordagem gestalt e abordagem psicanalise
A Gestalt-Terapia uma abordagem em psicoterapia que se utiliza do consciente como instrumento de trabalho de busca da emoção. Nessa abordagem, acredita-se que em contato consciente com a emoção, ou melhor, com seus conteúdos, o sujeito pode entrar no sentimento que o mantém preso em sua problemática relacional. A Terapia Sistêmica utiliza-se do método de fazer "perguntas circulares" aos membros da família ou grupo, de modo que as informações a respeito de cada um circule por todos. Emoção e intelecção são importantes elementos em psicoterapia.
ABORDAGEM PSICANÁLISE
Psicanálise refere-se a uma teoria sobre o aparelho psíquico elaborada por Sigmund Freud (1856-1939). O grande mérito de Freud está na descoberta do inconsciente. Nossos comportamentos considerados "inexplicáveis" ou atos aparentemente praticados por acaso estão relacionados a uma série de fatos ocorridos no nosso passado, a maioria deles na infância, que não temos consciência, mas que se manifestam no comportamento presente. Estes fatos encontram-se trancados nas profundezas do inconsciente. Freud constrói uma teoria do aparelho psíquico que envolve três níveis de vida mental – consciente, pré-consciente e inconsciente e os três elementos (ou instâncias psíquicas) que compõem a personalidade: Id, superego e ego.
Níveis de vida mental
A) Nível Consciente Refere-se aos acontecimentos que estão se processando neste momento e deles estamos tomando conhecimento imediato. São do nosso domínio.
B) Nível Pré-consciente
Existem fatos que já aconteceram no decorrer de nossas vidas e que não estão acontecendo neste momento, não podemos mudá-los porque já aconteceram, mas, são do nosso conhecimento. Sabemos da existência dos mesmos, podemos chamá-los à nossa mente quando quisermos ou necessitarmos. Podemos evocá-los. Por exemplo: Podemos reviver, em certos momentos, muitos fatos que se passaram conosco, nos quais não estamos continuamente pensando. É aquilo que não está na