437 4118 1 PB
v. 4, no. 2
ISSN: 1983-3873
A NOÇÃO DE CONFLITO E OPOSIÇÃO NA CARACTERIZAÇÃO DE HANNA
THE CONCEPT OF CONFICT AND OPOSITION IN THE CHARACTERIZATION
OF HANNA
Ederson Vertuan
Universidade Estadual de Londrina
Patrícia Josiane Tavares da Cunha Fuza
Universidade Estadual de Londrina
RESUMO: O propósito desta investigação é analisar a personagem Hanna do filme homônimo e estabelecer o número de características dadas a ela com base no conceito de conflito e oposição. A hipótese é a de que quanto mais elementos da personagem são empregados com base no conceito de conflito e oposição durante o processo de caracterização, maior será a carga emocional envolvida nas ações e decisões da personagem dentro da estória.
PALAVRAS-CHAVE: Personagens ficcionais; Conflito; Hanna.
ABSTRACT: The purpose of this investigation is to analyze the character Hanna from the movie of the same name and establish the number of characteristics given to her which are based in the concept of conflict and opposition. It is hypothesized that the more elements of a given character are created based in the concept of conflict and opposition during the characterization process, the more emotionally charged will be the actions and decisions of the character in the story.
KEYWORDS: Fictional Characters; Conflict, Hanna.
1
Revista do SELL
v. 4, no. 2
ISSN: 1983-3873
Figura 1: Pôster promocional de Hanna.
Hanna é uma jovem de dezesseis anos treinada por seu pai Erik Heller para ser uma assassina. Erik a cria isolada em uma floresta finlandesa, longe da eletricidade e do mundo moderno. Seu desejo é vingar-se de Marissa Wiegler, uma agente da C.I.A., que assassinou Johanna, mãe de Hanna. Mas Erik não obriga a filha a aceitar essa “missão”.
Hanna possui dois desejos principais: matar Marissa Wiegler e conhecer o mundo exterior. Ela, então, decide seguir com o plano de vingança e ativa um transmissor que informa Marissa Wiegler sobre sua localização.
O filme Hanna, lançado em 2011, foi