Análise Experimental do Comportamento I
O estudo do reflexo inato é relevante para a Psicologia, pois o mesmo está presente está presente em todos os organismos, inclusive o humano, preparando-os para reagir a certos aspectos do mundo. Ele é uma forma básica de interação entre os organismos e o mundo e está diretamente relacionado a questões de sobrevivência do mesmo.
2. Definir o que é um comportamento reflexo.
Comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo - resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, inatas, relativamente estereotipadas e fixas. 2 A maioria das respostas ou reações reflexas podem estabelecer conexões temporárias usualmente denominadas reflexos condicionados.
3. Definir os conceitos de estímulo e resposta.
Os estímulos são uma representação de parte específica do meio, mas também podem ser externos, provenientes de órgãos ou de movimentos musculares. Qualquer evento do meio torna-se um estímulo se for seguido por uma resposta, ou seja, a resposta depende o estímulo.
4. Descrever as propriedades do reflexo.
Magnitude: - intensidade. Diz respeito à intensidade da R e é diretamente proporcional à intensidade de S. Quanto maior a intensidade do estímulo, maior a intensidade da resposta. limiar: Para todo reflexo, existe uma intensidade minima do estímulo para que a resposta seja eliciada
Latência: - tempo que transcorre entre a apresentação do estímulo(S) e a ocorrência da resposta(R
5. Diferenciar reflexos incondicionados (inatos) de reflexos condicionados aprendidos), bem como seus componentes. reflexo incondicionado(inato): Forma básica de interação entre os organismos e o mundo e está diretamente relacionado a questões de sobrevivência do mesmo. São os comportamentos emitidos pelos organismos de maneira automática, inata (que nasceu com o indivíduo).
Reflexo Condicionado: É aquele que é adquirido através de processos por estímulos.
6. Definir condicionamento respondente.