Análise estrutural de uns braços de machado de assis
“UNS BRAÇOS” de Machado de Assis.
Obra publicadas inicialmente na Gazeta de Notícias, em 05/11/1885 e posteriormente em 1893, no volume de contos intitulado “Várias Histórias”, classificada no gênero conto, por possuir os componentes do romance, mas de menor extensão, trama de narrativa curta, poucos personagens, centradas na narrativa machadiana evidenciando uma perspectiva realista. Dentre esse núcleo enfatiza-se a análise psicológica das personagens no discurso romântico.
O conto se constitui de um enredo criativo, envolvendo o leitor á um ambiente de romance que se caracteriza por um aparente triângulo amoroso, evidenciando a oposição entre a fantasia e a realidade, prevalecendo a moral social da época sobre os sonhos e as pulsões humanas.
Houve um equilíbrio entre as partes que até então não passava de uma situação comum que envolvia um patrão rígido e ignorante, casado com uma mulher mais nova, que acolhera um rapaz em sua casa para lhe ajudar no trabalho de solicitador que passavam o dia trabalhando e só chegavam a casa para as refeições, até aqui sem problemas.
No primeiro capítulo se apresentam os personagens que se destacam e suas características, Inácio, rapaz de 15 anos que é colocado pelo pai como estagiário de solicitador de Borges, este maritalmente já alguns anos com D. Severina, abrigam Inácio em sua casa, este, rapaz distraído e tido como preguiçoso tais atitudes irritam o patrão. O moço se apaixona pela dona da casa só em ver seus braços majestosos á mostra, que ao perceber os olhares do rapaz cria falsas ilusões que lhe perturbam a cabeça, hora por se achar mulher jovem imagina algo entre os dois, mas é comprometida, acha o rapaz criança, noutra acha já bem desenvolvido, que o narrador mesmo confirma “que