oito contos análisados do MA
PROTAGONISTA: Maria Regina
ANTAGONISTA: A busca pela perfeição
FOCO NARRATIVO: 3a pessoa
NARRADOR: Observador onisciente
ESPAÇO: Rio de Janeiro
CLÍMAX: Quando se vê sozinha
TEMA: A busca pela perfeição, pelo par perfeito, a solidão.
Narrado em terceira pessoa, o conto segue o andamento musical, dividido em quatro movimentos: adágio cantabile, allegro ma non troppo, allegro apassionato e minueto. Em busca do verdadeiro amor, Maria Regina não consegue decidir-se entre um e outro de seus dois pretendentes. Maciel, homem frívolo, conhecedor profundo do que a sociedade oferecia para as boas e más línguas e que, principalmente, não tardava a espalhar os fatos. Maciel era um moço de seus vinte e sete anos. Do outro lado está Miranda, entrando nos cinquenta, de fisionomia dura, homem sério com seus encantos e enfados. A moça não conseguia decidir-se por nenhum deles, com a particularidade de, na presença de um, ter a imaginação constantemente voando para as qualidades do outro e vice-versa, e, assim, ambos se completavam. Na sua busca pela perfeição, Maria Regina é condenada a ficar sem nenhum deles.
MACHADO DE ASSIS E A MÚSICA: UMA ANÁLISE DO CONTO “TRIO EM LÁ MENOR”
Resumo do conto "Trio em Lá Menor"
Esse conto fabuloso é narrado em terceira pessoa, o conto segue um andamento musical dividido em quatro movimentos: adágio cantabile, allegro ma non troppo, alegro apassionato e minueto. Conto alegórico que apresenta a história de Maria Regina, jovem bela, elegante e sofredora de um dilema, pois em busca do verdadeiro amor, não consegue decidir entre dois homens: Miranda e Maciel.
Maciel, homem mais jovem, 27 anos, conhecedor da boemia, cheio de vivacidade, alegria, mas que logo se transforma em futilidade, pois é materialista e gosta de moda e das fofocas. Miranda é mais maduro e, portanto, mais sério, sisudo. Não tem a mesma energia que Maciel, mas é aquela companhia dos sonhos de toda mulher, que não aborrece,