Análise empresa
Analisando a situação financeira da empresa Renner S/A, verificou-se uma evolução indesejada na gestão de caixa, visto que vem crescendo os recursos em tesouraria, mostrando uma pequena ineficiência em sua administração.
No que se refere a capacidade de honrar suas dividas a curto prazo, a empresa apresenta folga financeira, revelando-se com capacidade de solvência. Percebe-se que nos últimos anos apresentou estabilidade em relação a capacidade de pagamentos de dividas a curto prazo.
Quanto à análise da liquidez relacionada ao estoque, visualiza-se uma oscilação na dependência de estoque, porem não ultrapassou os limites aceitáveis para o setor comercial (30%), mantendo assim, uma elevada capacidade de honrar suas dividas sem a dependência do mesmo.
Em se tratando da capacidade de liquidação das dívidas de curto e longo prazo, a empresa aduziu uma evolução constante, tendo como resultado maior capacidade de solvência.
No que tange a análise de estrutura de capital, a empresa se apresenta com grau de endividamento decrescente, o que significa que a cada ano diminui a dependência de capital de terceiros para o financiamento do ativo, reduzindo o fator de risco.
Na composição da dívida, houve uma pequena oscilação, diminuindo as dividas de curto prazo, obtendo-se um cenário favorável.
Tratando-se do grau de imobilização de capital próprio, a empresa apresenta uma evolução no quadro, proporcionando um capital próprio suficiente para financiar seus investimentos. Sendo que no ano de 2008 para 2009 houve uma variação positiva de 20% devido ao incremento de capital e redução do ativo permanente.
Avaliando-se a situação econômica da empresa, existe um incremento pífio na lucratividade sobre vendas, porém, o resultado líquido apresentou um crescimento elevado motivado pelo aumento na receita de vendas e no resultado financeiro.
Em sua rentabilidade, visualiza-se um bom retorno em relação aos investimentos