Análise dos dados da pesquisa sobre empreendedorismo
Na tabela Há quantos anos a sua empresa (ou negócio) existe revelou que 32,9% dos entrevistados atuam no mercado há mais de 10 anos, sendo que desse grupo, 45 prestadores de serviços têm mais de 25 anos de experiência com a atividade.
Na tabela Nº de funcionários da sua organização (negócio) é demonstrado que uma expressiva massa de empreendedores tem até 10 funcionários. Os dados revelaram que dos 665 entrevistados, apenas 235 geram mais de 10 empregos diretos. 64,7% dos pesquisados são profissionais liberais ou lideram uma empresa composta por até 10 pessoas. Outro dado bastante importante na análise do porte das empresas estudadas demonstra a existência de apenas 35 empresas empregando mais de 100 pessoas, o que corresponde a um percentual de 5,3% da amostra trabalhada.
Na tabela Escolaridade é demonstrado que a escolaridade predominante dos prestadores de serviços pesquisados é de Ensino Fundamental/Médio, 52,2%. Os dados coletados apontaram que 47,8% dos entrevistados têm nível de instrução superior. Dentre os respondentes de nível superior, 9,6% deles freqüentaram cursos de pós-graduações.
Recomendações:
Recomendamos que fosse melhorada a qualificação dos pesquisados, se tornando um profissional mais qualificado, o que influencia no desempenho profissional. Recomendamos que fosse importante a qualificação profissional para o crescimento. As pessoas têm procurado cada vez mais adquirir novos conhecimentos e atualizações. Resultado de suma importância, que deve ser levado em consideração pelas empresas, principalmente no investimento de qualificação para seus colaboradores, tanto com bolsas e descontos quanto com palestras e qualificações paralelas.
Recomendamos também que fosse feito um bom plano de negócios, pesquisa de mercado, possíveis clientes, seu produto. Sem planejamento, a empresa não vai prá frente. Escolher a localização certa, ter um bom contador e dispor de uma consultoria financeira para auxiliar nos primeiros passos são