Análise dos 4 P's do Mc Donalds
Luiza Velloso
Leticia Botafogo
Larissa Aguiar
Produto:
A empresa McDonald’s se especializou como indústria de fast-food e se posicionou como marca líder. A variedade dos produtos inclui sanduíches, acompanhamentos (ex.: batata frita, nuggets de frango), cafés, saladas e sobremesas, além de bebidas como sucos e refrigerantes.
A empresa afirma que a qualidade dos produtos oferecidos é boa, resultando em alimentos seguros e saudáveis pois passam por um elevado rigor de higiene e por normas de segurança. Entretanto, como se sabe, muitos deles na verdade fazem mal à saúde e precisam ser consumidos imediatamente já que são bens de consumo não-duráveis. Há pesquisas que confirmam até que a rede de fast food é uma das culpadas pelo aumento da obesidade no mundo.
Recentemente, o McDonald’s venceu o prêmio de Marca mais Forte no Brasil, resultado em parceria pela BrandAnalytics.
Seu design é padronizado internacionalmente. Hoje em dia, a rede utiliza embalagens sustentáveis para seus produtos. A seguir alguns exemplos:
Praça:
Os produtos da rede McDonald’s são vendidos para os próprios consumidores através de um sistema de franquias. Também é possível comprar através do “McEntrega”, um servico fornecido pelo McDonald’s que entrega os produtos na própria casa do consumidor.
Atualmente, estima-se que haja em torno de 30 mil franquias por todo o mundo. Isso possibilitou soluções diferenciadas de acordo com a cultura local em que cada loja se instala.
Há a intermediação de distribuidores entre os produtores e as lojas McDonald’s, o que faz com que os canais de distribuição sejam chamados de indiretos.
A rede possui armazéns, depósitos, caminhões, além de imóveis e escritórios para que cada operação seja controlada de forma eficiente. Estoques e depósitos próximos aos restaurants ajudam a não haver falhas na distribuição dos produtos.