Inovação do Brasil
REUTERS/Ricardo Moraes
BRASIL
ATUAIS DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA
INOVAÇÃO
SETEMBRO DE 2013
Introdução
O Brasil é o quinto maior país, com uma população de 193,9 milhões em 2012 e a sétima maior economia mundial, com um PIB de $2,294 bilhões de dólares (PPP) em 2012. No entanto, em termos de poder de compra per capita da população, o Brasil ocupa uma posição mais baixa (74º), no ranking mundial com $11.875 per capita1.
Nas palavras da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, durante seu discurso de posse em 2011:
“Temos conseguido muito nesses últimos oito anos. Mas ainda há muito a ser feito. E foi a crença de que podemos fazer mais e melhor que convenceu o povo brasileiro a nos trazer até este ponto. Agora é a hora de trabalhar, agora é um momento de união. União em favor da educação para crianças e jovens; união em nome de um atendimento médico de alta qualidade para todos; e união para garantir a segurança das nossas comunidades. União, para que o Brasil continue a crescer, gerando empregos para as atuais e futuras gerações.
União, para que possamos, de fato, criar mais e maiores oportunidades para todos.”
Os governos de todo o mundo estão reconhecendo cada vez mais a importância da inovação como o principal motor do crescimento econômico. Nos EUA, o presidente Obama declarou em seu discurso de Estado da União em 2011, “Na América, a inovação não apenas muda as nossas vidas. Ela é a maneira como nós ganhamos a vida.” Também, na Europa, o presidente da Comissão Europeia disse que “a inovação é o pilar da Estratégia Europa 2020, o nosso projeto europeu para recolocar a economia no caminho certo ao longo da década. Na verdade, trata-se de transformar novas ideias em crescimento, prosperidade, emprego e bem-estar .” E no Reino Unido, o governo introduziu recentemente o “Patentbox”, uma legislação tributária que se destina a incentivar a inovação no
Reino Unido, fornecendo incentivos fiscais para lucros provenientes da venda de