Análise do vídeo 'A questão do paradigma'
RESUMO DO VÍDEO “A QUESTÃO DO PARADIGMA”
Resumo bimestral para a disciplina de
Inovação e Mudança do Curso de
Administração.
RIO DE JANEIRO
24 de agosto de 2012
O vídeo começa com uma reunião em que são mostradas novas propostas para uma determinada empresa. É neste momento que nos deparamos com o fator paradigma, pois os integrantes da reunião começam a ter pensamentos contrários à mudança.
Esse tipo de situação ocorre em empresas de pequeno, médio e grande porte e também está presente em nosso dia-a-dia. A incerteza, a acomodação e a dificuldade de sair de sua ‘’zona de conforto’’, são alguns dos motivos que fazem com que as pessoas fiquem presas às suas limitações.
Uma boa explicação para isso, é que quando a informações recebidas não são compatíveis com nossos paradigmas, se torna mais difícil assimilar e aceitar dados inesperados, sendo assim, temos o seguinte resultado: algo que é bem comum para uns, pode parecer invisível para alguém que tenha um paradigma diferente. Esse fenômeno se chama “efeito paradigma”. São nossas regras e regulamentos que nos impedem de enxergar o futuro.
Um ponto importante citado no vídeo é a “Regra de volta ao zero”. Ela mostra que quando um paradigma muda, tudo volta quase à estaca zero, ou seja, seu passado não garante nada no futuro se seu paradigma mudar. Por isso é preciso manter a mente aberta às inovações.
Outra questão importante é a chamada “Paralisia do paradigma”. Somos cercados de regras e regulamentos por todos os lados e estas são importantes, porém, não podem se tornar a única forma de ver as coisas. Se isso ocorrer, se trata de uma paralisia do paradigma. As pessoas são enganadas a todo tempo por esses padrões. Quem não tiver paralisia verá oportunidade nas mudanças, quem tiver, verá uma impossibilidade.
Sendo assim, para que haja inovação é necessário olhar do centro para as bordas, olhar pelos limites. É