AD1
As experiências realizadas no vídeo, nas quais o comportamento dos animais vai gradualmente sendo condicionado a partir da emissão de estímulos e consequente obtenção de respostas, é evidentemente uma alusão ao campo do estudo comportamental dentro da análise psicológica, a chamada corrente behaviorista¹.
Ao se reproduzir uma caixa de Skinner², onde os animais são bombardeardos por estímulos produzidos pelo meio - este previamente criado e manipulado para induzir e moldar comportamentos no esquema S-R (Stimuli-respond) - o vídeo atenta para a situação a qual alguns macacos foram submetidos, onde alguns deles adquiriram modos condicionados de comportamento, sem nem mesmo ter participado do início do processo pelo qual esta forma de agir foi induzida, atuando, portanto, apenas por repetição dos comportamentos dos macacos veteranos. Esta corrente psicológica, cujo objeto de estudo é o comportamento humano, nasceu em território americano e é amplamente aceita no Brasil, portanto, presente no estudo de grupos sociais como estudantes das escolas, bem como o comportamento apresentado por estes em cada fase de desenvolvimento. Porém, os campos mais primordiais dentro do estudo da Psicologia também cabem no contexto de análise deste vídeo. A Psicologia científica da era moderna, datada do século 18, contribuiu em teorizar as transformações psíquicas humanas dentro de uma sociedade nova, em plena ascensão industrial, urbanista e capitalista, que influiu na construção de uma nova forma de organização e segmentação da sociedade.
_____________________________________________________________________________1 – BOCK, Ana Mercês. – Psicologias – Uma introdução ao estudo da Psicologia. A autora cita, dentro de sua obra, esta importante e influente corrente psicológica, chamada também de Teoria S-R, na qual o objeto de estudo é o comportamento humano, tendo Watson como precursor.
2 – Skinner,