AD1
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD AD1
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): SERGIO SKLAR
Primeira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) Como principal objeto de estudo da psicologia, conforme é assinalado na aula 1 (p.8), a subjetividade marca o homem em seu desenvolvimento e “começa a se moldar a partir dos processos de socialização primários da criança, na família, na escola, na comunidade e segue pela vida em um processo dinâmico”. A educação, por sua vez, é um “processo de desenvolvimento do homem” (p.12). Como a subjetividade se molda a partir dos processos de socialização primários, abrangendo um processo dinâmico e relacionando-se simultaneamente com a educação?
R: A subjetividade é uma marca do ser-humano, é o que constitui seu “individualismo”, a sua descoberta interior. É sabido que o meio em que o indivíduo cresce e se relaciona são fatores importantes na formação dessa subjetividade, chamamos de processo de socialização primários fatores como, língua, costumes, sotaques, crenças, etc. Todo esse processo é o que podemos chamar de “a complexidade do homem”. Contudo, ela se molda ao longo da vida de cada indivíduo de acordo com as suas descobertas e relacionamentos. É nesse ponto que a educação aparece como fator preponderante. O indivíduo recebe marcas, através do conhecimento e convívio, da alfabetização, de culturas, de pensamentos e ideologias e assim a subjetividade de cada ser se molda de forma dinâmica.
Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) Tomando por base a aproximação estabelecida por Jean-Jacques Rousseau entre as inclinações naturais das plantas e dos homens (Apostila, p.18), a aula 2 assinala que, segundo a concepção inatista, “as qualidades e capacidades básicas de cada ser humano” ‒ o que leva cada ser humano a