Análise do poema “Inclina o Perfil” de Cecília Meireles
CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS – LICENCIATURA
COMPONENTE CURRICULAR: CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO TEXTO LITERÁRIO
DOCENTE: SAYONARA AMARAL
DISCENTES: KEILA MAIELE RAMOS E LAÍS SANTOS
Análise do poema “Inclina o Perfil” de Cecília Meireles, considerando a peculiaridade do discurso poético e a postura do sujeito entre o princípio de prazer e o princípio de realidade.
O poema “Inclina o Perfil” de Cecília Meireles retrata a ideia de um sujeito que mergulhou em sua própria solidão, deixando sua vida escorrer por entre os dedos e querendo não sobreviver. O poema revela ainda um tom fúnebre, retratado por palavras como “velas” e “veludos” que são típicas de funeral, e ainda nesse cenário percebe-se também uma certa melancolia, representada pelas palavras “magoada”, “triste” e “controvérsias.
O texto de Faustino estudado em sala tem como ideia central em relação à linguagem poética, que se repete em seu decorrer, que diz: “ Na linguagem poética (...) o que se verifica é a criação de um objeto por parte do poeta (...) que em seguida, faz uma doação, ou uma exposição desse objeto ao leito ouvinte.” (Pág.65). No poema analisado são visíveis as marcas da peculiaridade do discurso poético, aquilo que foge ao comum. Cecília Meireles no poema recria a ideia do querer morrer, transformando em uma linguagem completamente nova, composta por palavras reconstituídas e insubstituíveis com o objetivo de doar para o leitor esse mundo inexplicavelmente novo e recriado, concluindo assim a principal finalidade da linguagem poética que é a recriação do objeto.
O poema em estudo apresenta o traço estilístico da musicalidade na forma das rimas, no qual o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo com o quarto, demonstrando assim uma identificação do sentido das palavras com a sua sonoridade. Percebe-se também no poema uma