Hababa
4032 palavras
17 páginas
Universitários vão à escola – um olhar decisivoMarconi de Paiva Lenza
1
Resumo
O presente artigo tem como escopo inicial a apresentação do projeto de extensão de ação contínua e organização não-governamental UVE, assim como a descrição de algumas atividades realizadas no primeiro semestre de 2011 de modo a tornar mais claro o papel do projeto na sociedade. A seguir, será abordado o tema da violência como forma de opressão e exclusão social – ou melhor, os vários tipos de violência presentes no contexto de Itapoã (DF) e na própria educação, de modo a proporcionar uma reflexão sobre os métodos atuais de ensino e seus propósitos. A educação será vista como uma forma de democratização de um direito próprio de todos enquanto parte da sociedade e requisito para o exercício da cidadania. Essa educação é parte indelével na construção de uma ponte para o desenvolvimento da autonomia e cidadania das crianças e adolescentes da comunidade, de modo que elas consigam, por elas mesmas, serem atores na mudança que ocorre continuamente no mundo e em suas vidas.
Palavras-chave: Educação; Violência; Direito; Itapoã; Cidadania; FDUnB;
Psicologia.
1. Uma breve introdução à UVE, aos projetos de extensão e ao tema
A UVE é uma organização não-governamental e também um projeto de extensão de ação contínua criada no ano de 2005 por estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Os projetos de extensão de ação contínua “têm como objetivos o desenvolvimento de comunidades, a integração social e a integração com instituições de ensino”. Assim, a UVE não possui vínculos com entidades de qualquer tipo, sendo mantida pela ajuda dos próprios membros e pessoas físicas que compartilham a causa.
A ONG centraliza suas atividades na cidade de Itapoã – uma das trinta regiões administrativas do Distrito Federal, que além de ser uma das mais
1 Graduando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).
88
Revista Direito & Sensibilidade | 1ª Edição 2011