Dissertação contos exemplares
Adrienne Kátia Savazoni Morelato
A transfiguração do corpo e do mito no desenho da escrita feminina através de Contos
Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen
Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Araraquara, para a obtenção do título de Mestre em Estudos Literários Área de Concentração: Teoria da Poesia Orientador (a): Prof.a Dr. A Guacira Marcondes Machado Leite
Araraquara 2007
2
Ao meu vovô Nilson e a minha vovó Marlene pela pureza. Aos meus irmãos: Donald, Janaina, Nino, Marquinhos, Vinícius, Jéssica e João porque, embora seguiremos cada qual o seu caminho, seguiremos unidos pelo amor. E à minha professora e amiga Ana Maria Martins ( in memorian), pela imensa saudade.
3
E até desejamos as coisas que as velhas narram entre si à noite. É o que em nós mesmos denominamos o eterno feminino. Como se houvesse um caminho oculto que conduzisse ao saber e se subtraísse aos que aprendem qualquer coisa, assim cremos no povo e na sua sabedoria. Todos os poetas, contudo, julgam que aquele que está deitado na relva ou numa encosta solitária, com o ouvido à escuta, aprende algo do que se passa entre o céu e a terra. E se experimentam sensíveis comoções os poetas supõem sempre que a própria Natureza esteja apaixonada por eles. E que se lhes abeira do ouvido a murmurar coisas secretas e palavras de carinho. Disso se louvam e se vangloriam, perante todos os mortais. Ai! Há tantas coisas entre o céu e a terra que só os poetas sonharam! NIETZSCHE ( Dos poetas in: Assim Falou Zaratrusta, p.98)
4
AGRADECIMENTOS À Deus, primeiramente, por mais essa oportunidade concedida.
Aos meus pais, pela fé depositada em meus esforços.
Aos meus professores do Ensino Médio “EE do Centro e CEFAM Dr. Emílio Hernandez de Aguillar” de Franco da Rocha, SP pelo imenso apoio dado, sem o qual não estaria na Universidade.
À professora doutora Zahidé