Aconselhamento Redentivo
Aluno: Jefferson Oliveira Ferreira
Disciplina: Teologia Sistemática 7 – Escatologia
Turma: 5° Ano
Comentário: A Presença da Mensagem Escatológica no Aconselhamento Bíblico-Redentivo
O Rev. Dr. Valeci da Silva Santos em sua preleção, mostrou que o aconselhamento redentivo é uma missão da Igreja e não especificamente de alguns considerados capazes. É uma atividade Teológica e deve ocorrer mutuamente na Igreja. Ele também mostrou que a Palavra de Deus deve operar poderosamente em nós, pois assim, sairá de nós com poder.
Diante de uma sociedade cada vez mais distante das relações inter-pessoais, nós, a Igreja, precisamos agir com proximidade e interação, que é um aspecto do aconselhamento. Se aconselhar é ajudar as pessoas no processo de mudanças, pessoais ou circunstanciais, a mensagem da Redenção não pode ser desconsiderada neste processo nem tampouco a Escatológica.
Em sua abordagem, o Rev. Valci considerou três aspectos da cosmovisão Bíblica, a saber: a Téo-referente, a Redentiva e a Escatológica. Deus deve ser sempre a referência, o ponto de partida, como também o ponto final no aconselhamento. Partindo do pressuposto que a sociedade moderna, cada vez mais egocêntrica, distante das relações inter-pessoais e propensa as doenças psicossomáticas, levaram as psicologias e terapias crescerem e se fortalecerem, porém com mensagem e propósitos, com sua importância e relevância, que tratam apenas do comportamento externado pelo homem. O Rev. Valci nos mostra que qualquer método que caminha por este pensamento pode ser falho. As terapias procuram melhorar a vida do homem aqui. A mensagem utilizada no aconselhamento Redentivo, deve conter a mensagem do Cristo que Regenera, Transforma e Salva e, que existe uma vida pós-morte. O aconselhando precisa obter respostas não só para o agora, mas deve ser conduzido a pensar sobre o amanhã, isto é, entender que a vida aqui é passageira, e que precisa se