aconselhamento de dependentes químicos
“Tenho
idéias, mas que fazer com elas... partilhar... pensar alto... prosear... como fui inventando meu modo de vida? Parece que o fazer às vezes é tratado como da ordem de um privado. Quem sabe porque o que se faz traz consigo uma espécie de denúncia de nossa posição no mundo que nunca será igual à do outro, é sempre passível de outra abordagem. É quase um se expor à realidade e correr o risco de frustrar e se decepcionar. Mas isto é o que chamamos de teste de realidade, de ir à cultura é o que nos faz humanos diferentes e semelhantes, nunca iguais. Só nossa raça humana é igual! Portanto, vamos fazer, criar, poetizar, sonhar, compartilhar...” Marina S. Rodrigues Almeida.
Podemos dizer com base bíblica que o diálogo foi instituído por
Deus, quando conversava diariamente no jardim com o homem, Gênesis
2 e 3. Nós seres humanos fomos criados com a capacidade para a fala, e nos sentimos muito bem quando dialogamos com alguém e falamos sobre nossa vida. Em momentos difíceis, é natural procurarmos alguém em quem confiamos para aliviarmos nossa dor, contando sobre nossos problemas e em contrapartida recebermos um conselho ou uma orientação do que devemos fazer. Uma conversa sempre foi bem vindo, porém para que o aconselhamento tenha sucesso e surta efeitos duradouros alguns procedimentos são necessários. É o que iremos estudar neste curso, ou seja, os conceitos, as técnicas, tipos e métodos de aconselhar nos mais variados meios em que o ser humano habita. Ore e peça ao Senhor para abrir a sua mente para aprender e apreender sobre todo o conteúdo deste curso. Se ler e não entender, leia novamente, caso contrário, estaremos à disposição às dúvidas. Tenha uma boa leitura.
1 - BREVE HISTÓRICO DO ACONSELHAMENTO
O aconselhamento se desenvolveu, em primeiro lugar, nos Estados Unidos no princípio do século XX. Foi promovido pelos líderes do movimento de
reforma social que tinham como objetivo reduzir as