Comunicação e Expressão
Nos últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte têm sofrido com a queda de suas receitas devido ao Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa.
(Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012) a) Como você descreveria o tipo de texto acima?
Texto dissertativo; uso de linguagem culta apresentando, desta forma, variações diafásicas culta/ formal; sem uso de gírias, sem uso de palavras coloquiais; texto com palavras de variações diastráticas ( ou sociais) apresentando, desta forma expressões especificas para determinado grupo ( economia) Ex: ‘’Renda per capitá’’, ‘’reduzindo a zero o imposto’’, ‘’efeito dominó’’ facilitando o entendimento para leitores com tato em economia.
b) Que linguagem foi usada para escrever esse texto? Linguagem diafásicas culta/ formal.
c) Por que foi usado esse tipo de linguagem e não outro? Para facilitar sua compreensão devido a ser um canal público ( Jornal) . utilizando a linguagem formal/culta obedecendo as regras gramaticais da língua padrão estando cessível, assim, para todos os tipos de leitores. O texto ainda usa jargões pertencentes as variações diastráticas ( ou sociais) facilitando o entendimento para os leitores com maior tato em economia.
2. Leia trecho da canção a seguir e faça o que se pede: Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação
Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga) a)