Análise do plano de ação da escola paulo freire
A apresentação do Plano de Ação da Escola Especial Paulo Freire expressa os resultados das reflexões, participações e conclusão coletiva de uma equipe que busca os resultados educacionais e que, ao buscar a identidade para sua escola, a particulariza perante as demais. A visão da escola entende que o processo educacional é parte fundamental e determinante na formação do cidadão e que seu desenvolvimento se dá nas possibilidades transformadoras da educação que proporcionam independência, liberdade e auto-realização. O plano está em consonância com as legislações vigentes referentes a educação especial e representa um conjunto de esforços de educadores, técnicos, familiares e pessoas com deficiência no sentido de romper barreiras e limitações historicamente construídas para o exercício da cidadania, concretizando uma educação democrática de qualidade, que tem como princípio a promoção e inclusão social das pessoas com deficiência.
ANÁLISE DO PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA ESPECIAL PAULO FREIRE
O Plano de ação da Escola Especial Paulo Freire, localizada à rua Rui Barbosa, centro de Potiraguá, Estado da Bahia, não apresenta um título específico, constando apenas o nome de Plano de Ação 2010. Fica evidenciado que a política do referido plano é a educacional, onde é possível identificar que se trata de um plano de ação, pois seu principal objetivo é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestações de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária, alem de realizar atendimentos especializados, de acordo com as necessidades dos alunos com deficiência em: educação, saúde, assistência social, lazer e cultura preparando-os para o exercício pleno da cidadania.
Com relação à redação do texto e os conteúdos ora abordados no Plano de Ação, eles apresentam coerências na disposição dos seus conteúdos,