paulo freire
O proposito deste estudo é refletir sobre a escola, a educação através do processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo um espaço para uma releitura sobre o papel social da escola, a proposta pedagógica, aspectos da avaliação, tendo como referencial teórico do educador Paulo Freire.
Uma reflexão, um pensamento, e de certa forma ousada, visto que hoje enfrentamos inúmeras dificuldades no sistema educacional brasileiro. Assim, a proposta é refletir a partir do desenvolvimento histórico sobre a educação, o pedagogo, e nesse intuito o papel social da escola na atual sociedade.
Paulo Régis Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife, foi católico e estava profundamente ligado a entidades de caráter religioso como o Conselho Mundial das Igrejas – CMI). Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com dez anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão. Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife.
No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro.
Neste congresso, apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização. E de acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador, desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política.
Ao passar dos anos, foi convidado a fazer parte de vários projetos