Análise do papel do gerente nas organizações contemporâneas
O estudo da administração, desde há muito vem buscando novas técnicas, estilos e comportamentos para melhor definir o papel de gestor dentre de uma organização. O texto que se segue visa abordar, do ponto de vista contemporâneo, quais as melhores práticas, competências e habilidades do papel do gerente.
Com o mercado cada vez mais exigente e a tendência atual do colaborador poder escolher onde quer trabalhar, as organizações vem encontrando competitividade não só em seu ramo direto de negócio, como também no recrutamento e detenção dos melhores colaboradores. Por isso a eficiência gerencial tem sido de grande importância, principalmente nas médias e grandes organizações.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
De acordo com o texto fornecido (SOUZA, 2008), as principais tarefas de um gerente ideal seriam "orientar", "educar" e "energizar". Esses termos são muito básicos em si só, mas podem ser avaliados em outras tarefas como:
Ser claro nos objetivos (orientar)
Ser claro e inteligível em especial quando traçar ou comunicar os objetivos da equipe. Todos, individualmente, precisam saber com precisão qual será o seu papel e os resultados esperados dele.
Para isso, é exigido do gerente, conhecimento específico de sua área de atuação, entendimento igualmente claro dos objetivos traçados para ele e sua equipe e uma idéia geral de como os resultados de sua equipe irão impactar outras áreas da organização.
Manutenção da comunicação (educar)
Dentro do universo corporativo, existem diversas maneiras de se comunicar: reuniões, email, video-conferências, tele-conferências, chats, etc...
Uma das mais importantes é a comunicação ativa. Não é a mesma coisa que manter o canal de comunicação aberto. Devido ao legado de gerência opressiva, não é raro observar que alguns tenham receios ao iniciar uma conversa para discutir assuntos profissionais com sua gestão. Por isso, é importante que gerente procure estimular essa atividade junto