constituição e o Brasil
Ideológico ou senso comum: conhecimento passado de geração em geração
Religioso: origem do homem, seus mistérios e princípios morais
Filosófico: origem e o significado da existência humana
Científico: conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo) expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Deve ser obtido de maneira programática, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
SENSO COMUM X PSICOLOGIA CIENTÍFICA
As pessoas usam uma psicologia do senso comum no cotidiano, observamos e tentamos explicar o nosso comportamento e o dos outros. Tentamos dizer quem fará o que, quando e de que maneira. Sustentamos opiniões sobre como conseguir controle sobre a vida (ex; o melhor método para criar filhos, fazer amigos, impressionar as pessoas, dominar a raiva), entretanto essa psicologia construída a partir de observações casuais é um corpo de conhecimento inexato. O senso comum não possui diretrizes confiáveis para a avaliação de questões complexas, assim, uma psicologia construída a partir de observações casuais tem algumas fraquezas críticas. As pessoas geralmente confiam muito na intuição, na lembrança de experiências pessoais diversas ou nas palavras de alguma autoridade.
OS GREGOS: O povo grego é considerado por muitos historiadores o povo mais evoluído durante séculos da história do mundo. A maneira deles organizarem, criarem, desenvolverem suas cidades e seus conhecimentos, geraram expansões econômicas, territoriais e de descobertas.
Psicologia como ciência, origens e objetos: Busca por um objeto mais definido e íntimo. Busca por métodos de estudos para verificar este objeto. Comportamentos, consciência, comportamentos inatos, comportamentos adquiridos, fatos isolados, fatos sociais. objetos de pesquisa:
Escola Behaviorista: dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (sua resposta) e o