Análise do livro eurico, o presbítero de alexandre herculano
Biografia do autor
Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu em Lisboa em 1810 e faleceu em 1877. Homem de lúcida visão critica e participante ativo das lutas políticas do seu tempo, destaca-se principalmente como historiador, tendo escrito História de Portugal (desde o começo da monarquia até o fim do reinado de Afonso III) e da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal.
Por outro lado, aproveitando seus conhecimentos acerca da Idade Média peninsular, escreveu prosa, ficção de fundo histórico: O Bobo, cuja ação transcorre na época da instauração da monarquia portuguesa em 1128, Eurico o presbítero, que tem como fundo a invasão dos árabes no século VIII d.C. e o monte de Cister que se passa no fim do século XVI. Deixou ainda lendas e narrativas, episódios medievais a que juntou um de sua própria época (O Pároco da Aldeia).
Casou-se cinquentão, afastando-se da cidade e da vida literária, recolhido em sua quinta no interior de Portugal.
ESTRUTURA DA OBRA
I – Assunto
II – Enredo
Iii – Personagem
Iv – Espaço
v – Ambiente
vi – Momento Cronológico
vii – Narrador
I - ASSUNTO
A História gira em torno do romance entre Eurico e Hermengarda, e a invasão do povo árabe contra a península ibérica.
II – ENREDO
O Romance acontece em meio a uma invasão árabe. Eurico um godo apaixona-se por Hermengarda, mas o pai da moça o Duque de Fávila é contra o casamento pela diferença social entre os dois. Eurico desgostoso da vida torna-se presbítero, em Cartéia. Ele escreve lindos hinos e é um bom Padre, mas com o avanço do povo árabe ele abandona o Hábito para lutar ao lado do seu povo, ele se transforma no Cavaleiro Negro, um ser