Livro eurico o presbitero
Alexandre Herculano
Introdução
Este trabalho fala sobre a escola literária romântica, mais concretamente sobre o livro Eurico, o presbítero. É objetivo desde trabalho compartilhar com os colegas da sala o assunto do livro.Está organizado em duas partes. Na primeira parte será abordado o enredo, clima, tempo, entre outros. Na segunda parte temos seis questões sobre a opinião do grupo sobre o livro. E a metodologia utilizada foi a analise de um livro.
Dados do autor
Alexandre Herculano(1810-1877) jornalista, escritor, historiador e poeta participa da primeira geração romântica de Portugal, que cultua o romance histórico.
Herculano envolve-se nas lutas liberais e é exibido na França, em 1831. Em 1832, parte para a Inglaterra e, quando retorna, integra o exército de D. Pedro no cerco a Porto.
Dados da Obra
Trata-se de um romance representativo do gênero romance de cavalaria, da primeira fase do romantismo português.
Enredo
O romance “ Eurico, o Presbítero”, conta a triste história de um amor entre Hermengarda e Eurico. A história se passa no início do século VII na Espanha Visigótica.Eurico e Teodomiro são amigos lutam com Vitiza ( Imperador da Espanha) contra os “montanheses rebeldes e contra a francos, seus aliados”Depois desse bem sucedido combate, Eurico pede ao Duque de Fávila a mão de sua filha, Hermengarda, em casamente. No entanto, Fávila ao saber da intenção de Eurico e, sabendo ainda que esse era um homem de origem humilde, recusa o pedido de Eurico.Certo de que sua amada também o repelia, o jovem entrega-se ao sacerdócio, sendo ordenado como o Presbítero de Carteia.A vida de Eurico resume-se então às suas funções religiosas e à composição de poemas e hinos religiosos, tarefas essas que ocupavam sua mente, afastando-se assim das lembranças de Hermengarda.
Essa rotina só é quebrada quando ele descobre que os árabes, liderados por Tarrique, invadem a Península Ibérica.Então Eurico toma para si a responsabilidade