Análise do Livro de Iracema - José de Alencar
FOCALIZAÇÃO DO NARRADOR O livro apresenta o narrador onisciente – sabe de tudo, em 3ª pessoa, embora algumas vezes aparece em 1ª pessoa.
PERSONAGEM Os personagens principais do livro são: Iracema – É uma índia da tribo dos Tabajaras, filha de Araquém, o Pajé. “Virgem dos lábios de mel, com os cabelos mais negros que a asa da graúna”. Martim – Homem branco português, amigo dos pitiguaras. Moacir – Selvagem mestiço filho de Iracema e Martim. Caubi – Irmão de Iracema. Poti – Amigo de Martim.
AŃALISE DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS Iracema – personagem plana: comporta-se da mesma forma previsível ao longo de toda a narrativa. Ela começa mocinha e morre como mocinha da história. Martim – personagem plana: nasce e se desenvolve no livro sem sofrer grandes alterações de comportamento.
TEMPO Em Iracema, ocorre os dois tipos de passagem de tempo. Cronológico – sucessão temporal dos acontecimentos (passagem dos dias, anos, meses). Trecho que demonstra: “Três sóis havia que Martim e Iracema estavam nas terras dos pitiguaras, senhores das margens do Camocim e Acaracu.” (Pág 61, cap XX, 2º parágrafo). Psicológico – tempo de memória, fluxo interior. Trecho que demonstra: “Ei-lo que volta á terra natal, abraça a velha mãe, revê mais lindo e terno o anjo puro dos amores infantis.” (Pág 32, cap VI).
CONTEXTO HISTÓRICO Colonização do Brasil e Fundação do Ceará
PERÍODO LITERÁRIO O Romantismo no século XIX – 1ª Geração Romântica – Indianista – onde o índio é idealizado. Histórico – Onde conta-se uma história da Fundação do estado do Ceará. Regionalista – Conta-se sobre a região do Ceará.
ESPAÇO Passa-se no Ceará. Trecho que demonstra: “O cajueiro floresceu quatro vezes depois que Martim partiu das praias do Ceará, levando no frágil