análise do filme "o sorriso de monalisa
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DICIPLINA: EDUCAÇÃO: ARTE E MOVIMENTO
PROFESSORA: FRANCISCA GONÇALVES
ALUNA: ANA PAULA DOS SANTOS SOUSA
ANÁLISE DO FILME “O SORRISO DE MONALISA”
1. Caracterize:
a. A concepção de educação defendida pela Universidade.
A Universidade Wellesley College, um colégio feminino tradicional nos anos de 1950, as mulheres estavam na universidade unicamente para receber uma educação baseada em costumes, eram preparadas para serem mulheres exemplares donas do lar. E a universidade não aceitava de forma nenhuma uma educação que não forem baseadas em suas normas e regras.
b. As práticas dos professores.
Conforme as regra do jogo de seu tempo, sem criatividade, com medo de inovar, se conformando com a realidade, sem expectativa de mudanças, até chegada de uma professora que sua frase é: “fazer a diferença”, que consegue transformar vidas e fazer sua historia nunca mais ser esquecida na vida de suas alunas.
c. A postura das alunas.
Primeiramente fechadas a mudanças, com suas concepções definidas, inteligentes, apropriadas dos conteúdos, mas sem uma visão critica além de seu tempo.
d. Os métodos de ensino.
Aulas expositivas, de etiquetas, muito tradicional centrada no conteúdo.
e. A relação professor-aluno.
O professor detentor do conhecimento com papel de repassar os conteúdos e as alunas atentas fazendo sua parte, lendo e apropriando-se deles.
2. Descreva o paradigma que marca as práticas educacionais descritas no filme.
Quando a diretora do colégio diz à professora que suas aulas Heterotécnica, que dizer de técnicas diferentes e que a escola é totalmente tradicional, que se não mudasse perderia seu emprego. 3. Identifique situações no filme que caracterizam uma crise de paradigmas educacionais.
Através dos pedidos das alunas que aceitam a nova forma de educação, a diretoria não ver outra solução a não ser readmitir a professora liberal, mas impondo as regras da