Análise discursiva – filme “o sorriso de monalisa”
Pós graduação
Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Português
Campina-Grande/PB – 03/12/11
Disciplina: Análise do Discurso e Prática de Leitura
Professora: Carolina Coeli Rodrigues Batista Aluna: Lucia Aparecida Albuquerque Cunha
Análise Discursiva –
Filme “O sorriso de Monalisa”
Primeiramente, pode-se dizer que o filme “O Sorriso de Monalisa” apresenta reflexões acerca de várias temáticas, ancoradas em um contexto-histórico (década de 50 nos EUA) que remete a vários pensamentos, sendo esses divergentes. Observamos sujeitos defendendo pontos de vistas diferentes, caracterizado pelo certo e o errado, pelo poder da sociedade em que estão inseridos (poder de decisão e de influência), pela instituição, pela cultura de que fazem parte e pela família.
Assuntos como arte, educação, formação familiar, namoro, casamento e divórcio estão no roteiro de todo o filme, denunciando a realidade que existia na época a qual o filme retrata e suscitando reflexões de questões que ainda vivemos em nosso momento sócio-histórico.
A formação da professora Katharine Watson, recém contratada da instituição relatada no filme, vai contra a ideologia conservadora que tinha por objetivo principal preparar suas alunas para tornarem-se excelentes esposas e donas de casa, sendo felizes dessa forma. Diante do conservadorismo da escola e da própria sociedade, Katharine decide encarar as regras preestabelecidas para expor o seu método de ensino e defender seus discursos liberais, não se importando com as opiniões tradicionalistas, e assim, acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
Os discursos moralistas incidem a partir de concepções baseadas em formações tidas como tradicionais. Partindo desse princípio, o que se pode afirmar é que nem sempre esses discursos abrangem todos os sujeitos – e isso é comprovado no filme a partir das atitudes de algumas garotas,