dasdas
(Thank You for Smoking)
Enunciative Aspects of the movie Thank You for Smoking
Adriana dos Reis Silva*
Maysa de Pádua Teixeira**
Resumo
Neste artigo, propomos uma análise dos aspectos enunciativos do filme Obrigado por fumar – Thank you for smoking (2005), do diretor Jason Reitman, adotando, para isso, um modelo de análise do discurso associado a uma concepção erística de argumentação. Privilegiamos, em nossa investigação, uma abordagem linguístico-discursiva do referido filme, na qual o cinema é considerado o portador de um tipo de discurso que incorpora, além da ficcionalidade, uma multiplicidade de códigos semiológicos, como o verbal, o icônico, o musical, o textual, o sonoro etc. A fim de compreender o processo enunciativo que o engloba, com todas as suas peculiaridades, optamos pelo trabalho com a teoria Semiolinguística, desenvolvida por Charaudeau e seus colaboradores, por sua ênfase no quadro enunciativo, considerando os parceiros envolvidos na troca linguageira. Contemplamos ainda a habilidade argumentativa apresentada pelo protagonista Nick
Naylor no desenrolar da narrativa, por ser tal habilidade um fato singularmente marcante e decisivo para o desfecho da trama.
Ao final, concluímos que o protagonista situa suas estratégias argumentativas em um nível que extrapola a retórica aristotélica, alcançando o domínio da dialética erística, que dá o tom de humor irônico às cenas em que atua o personagem.
Palavras-chave:
Discurso
Argumentação; Erística.
Fílmico;
Enunciação;
*
Doutoranda em Letras: Linguística e Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
**
Pesquisadora de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) da Universidade Federal de Ouro Preto.
Revista ContraPonto, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, 2012.
23
Aspectos Enunciativos do filme Obrigado por fumar
INTRODUÇÃO
Neste artigo, propomos uma análise dos aspectos enunciativos do filme