dasda
ELETRÔNICA, 1.4206.1v
BÁRBARA GABRIELA
IAN RASSARI
JOÃO VICTOR
RELATÓRIO DE ARQUITETURA DE SISTEMAS
NATAL, RN
ABRIL/2013
Segunda atividade prática da segunda etapa: Unidade Lógica e Aritmética em uma função;
Objetivo: analisar a funcionalidade de uma ULA que executa somente função de soma;
Material utilizado: duas chaves DIPSWITCH, um CI 74293 (somador 4 bits), quatro resistores de 330R, quatro LEDs variados, um protoboard e fios.
No dia onze de abril, o professor de Arquitetura de Sistemas Digitais, Pedro Ivo, convidou os alunos da turma 1.4206.1v para pôr em prática parte do assunto já visto durante o 4° bimestre e realizar a montagem de um circuito integrado. Como o laboratório que possui todos os equipamentos necessários para desempenhar tal experimento, não suportaria toda a turma, os alunos foram divididos em dois grupos de quantidades semelhantes.
Ao chegarem no laboratório, cada equipe (de 3 alunos) escolheu uma bancada para realizar o trabalho. Porém, antes que os grupos pudessem ter em mãos os componentes do circuito integrado, o professor chamou todos em sua mesa para explicar passo a passo o experimento e, como nem todos os alunos tiveram chance de ver de perto o processo de montagem, pelo menos uma pessoa de cada grupo ficou perto da mesa para poder observar.
Depois de tudo explicado, cada grupo pegou seu protoboard e um bolinho de peças dispostas em cima da mesa do professor contendo os componentes necessários para a realização de tal feito.
Começando pela falta de sorte do grupo em ter vários equipamentos quebrados, o processo de montagem foi mais complicado que o esperado: depois de colocados o CI (Circuito Integrado), as chaves (que após algum tempo foram descartadas), os resistores e os LEDs (sigla em inglês para "diodos emissores de luz") no protoboard, ligados de acordo com as posições da ilustração