Análise do filme A Ilha do Medo
1. Resumo ou sinopse do filme (Nesse tópico, faça de conta que você está contando esse filme para alguém).
RESPOSTA: Teddy é um agente federal viúvo, ex-militar que serviu na 2ª Guerra. Ele é chamado a investigar sobre o desaparecimento de uma paciente num manicômio judiciário, situado numa ilha, o Shutter Island Ashecliffe Hospital. No caminho para ilha, Teddy conhece seu parceiro de trabalho que irá fielmente, lhe ajudar nesta investigação. No entanto, no desenrolar da história muitas coisas são reveladas e, a verdade é que Teddy é uma pessoa completamente transtornada e as razões de estarem ambos ali, bem como a lealdade do colega, vão sendo colocadas em xeque na medida em que Teddy vai ficando perturbado por ouvir vozes, ter visões, pesadelos, enxaquecas, fotofobia e freqüente mal estar. Pois, drogas são dadas a ele para mantê-lo naquele estado e sem que ele perceba, um tratamento (terapia) é realizado com ele durante a suposta investigação. E ao se confrontar com fotos, nomes, identidades e fatos reais, Teddy vai recobrando a lucidez como um efeito da eficácia do método terapêutico utilizado pelo médico psiquiatra da instituição. Teddy lembra que matara sua esposa após a mesma matar seus três filhos afogados no lago ao lado de casa.
Uma vez recuperada a memória do evento traumático, Teddy passa a culpar-se terrivelmente e se sentir um monstro. Pois, tendo conciência dos problemas psicológicos que sua esposa enfrentava, mesmo assim, ele entregou-se ao alcoolismo e não estava presente no momento que tudo aconteceu. Ele estava afogado nas suas lembranças da guerra, onde ele e seus colegas não conseguiram salvar aquelas pessoas nos campos de concentração.
Pronto, todas as culpas já haviam sido assumidas. O que fazer agora com sua realidade, com o que restara de sua vida? Não tinha mais sua esposa, filhos, trabalho... Resolveu então entregar-se ao tratamento, por pior que fosse (lobotomia). Pra que sobreviver à corrosiva e