ILHA DO MEDO - ANALISE
O filme assistido em sala de aula, foi “Ilha do Medo”, de Martin Scorsese, com Leonardo di Caprio, Mark Rufallo, Ben Kingsley, outros. O filmecontahistória de Teddy Daniels, que é um investigador e junto com seuparceiro Chuck, vãopara Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston, no ano de 1954. Contextohistórico do filme é pos-2a Guerra Mundial e durante Guerra Fria. Aochegarao local, Teddy descobrequeosmédicosutilizammétodosilegaisemseuspacientes, quesofremtranstornosmentais e jácometeramalgum crime.Então, o personagem de Leonardo di Caprioprocuraconseguirmaisinformações,porém, sofreresistência dos médicos do local, querecusamdarinformações. Aoacontecer um furacão a siuaçãoficamaistensa, pois a ilhaficaincomunicável e váriosprisioneirosconseguemescapar. No decorrer, Teddy acabapordescobrindoque é também um prisioneiro, queestá la porquematouaesposaqueafogouosfilhos, pornãoaceitara morte de suafamilia, elecriaestepersonagememqueele é um heroi, comoumafuga da realidade.
O filmeoscila a realidadecom o não o real, nosconfundidotambém. Issoremeteao Mito da Caverna de Platão, porquemostracomopessoassãocondicionadas a ver o mundo de umamaneira e termedo dele, e háalgumaspessoasquecomeçam a questionarsobre o quelhe é imposto, tentandoobterumaresposta da verdade de qualquermaneira.
Também, o filmemostra a psicopatologia, emfoconapsicose, que é um causador da ruptura do ego e a relidadepelofato da pessoa se recusaremconhecer a realidadeemfrente a algotraumatizante. Freud dizqueisso é o resultado do conflito do ego com o mundo, ocorrendoemduasocasiõesondenãoháumaaceitação da realidade, e naconstrução do delírio.
Ilha do Medonosfazrefletir e entendermelhorcomo um doente mental pensa e sofre, e tambémnosfazmostrarquetodomundo tem um pouco de louco.
TRABALHO FINAL – ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
Marcela Baiocchi Mello
RA: 11320047
CSO1A
Filosofia –