Histologia
HISTOLOGIA E
EMBRIOLOGIA
Imagem de Microscópio Óptico.
Pesquise uma foto microscopia (fotografia obtida com o auxílio do microscópio) de um tecido com a coloração de hematoxilina e eosina. Indique o que são os núcleos das células e qual é o tecido que esta retratado.
Corte de traquéia (cartilagem hialina).
Quais são as etapas de preparação de uma lâmina histológica a partir de um material fresco. (por exemplo, obtido por meio de uma biópsia).
1 - FIXAÇÃO: Utiliza-se formol a 10%. Esta substância tem como característica evitar o processo de autólise da célula, impedir a destruição do tecido por procariontes, endurecer o material para melhor tratamento posterior e aumentar a capacidade de coloração do material. O tempo de fixação pode variar entre 12 e 24 horas, dependendo do material a ser processado e a sua finalidade posterior.
2- DESIDRATAÇÃO: O material é mergulhado em frascos contendo álcool de concentrações crescentes de álcool a 85%; 95%. Absoluto I, Absoluto II, Absoluto III. O álcool absoluto corresponde a 99% de pureza.
3- DIAFANIZAÇÃO OU CLAREAMENTO: Utiliza-se Xilol para permitir melhor a penetração de parafina na peça, num total de 3 banhos de xilol.
4- INCLUSÃO: O material em recipientes contendo parafina líquida a 60º C e colocado em estufa na mesma temperatura, num total de 3 banhos de parafina, cada um com duração de 30 minutos cada. Em seguida, faz-se a inclusão propriamente dita, derramando-se numa forma plástica a parafina com o material.
5- MICROTOMIA: Os blocos de parafina são cortados para a obtenção de cortes da material, utilizando-se para isso o aparelho denominado micrótomo. Os cortes tem a espessura de 5 a 6 micrômetros.
6- COLORAÇÃO: Processa-se através dos seguintes passos:
6.1 – Desparafinar em xilol durante 10 min.
6.2 – Hidratar em álcool.
6.2.1 – Imersão em álcool absoluto.
6.2.2 – Imersão em álcool absoluto.
6.2.3 – Imersão em álcool 95%.
6.2.4 –