Análise do filme Narradores de Javé
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA:
Análise da obra Narradores de Javé
SÃO PAULO
2014
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA:
Análise da obra Narradores de Javé
Trabalho da matéria de Antropologia com o objetivo de analisar a obra Narradores de Javé, tendo como base o conteúdo discutido em aula. Apresentado à Professora Neusa Meirelles Costa.
Avaliado em:
BANCA EXAMINADORA
_______________________/__/___
Universidade Paulista – UNIP
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Uma das muitas formas de se observar a Antropologia em prática é com a análise de filmes. Neste trabalho foi-se analisado o filme Narradores de Javé, no qual observando mais profundamente, podemos notar diferentes identidades culturais, comparações da mesma cultura em épocas diferentes, alguns princípios da Teoria da Evolução de Darwin e entre outros. Segue abaixo a sinopse do filme:
“A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o escrivão da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado.”
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ANÁLISE GERAL
O filme mostra diversos elementos culturais típicos do Nordeste, como a forma de se vestir, as palavras usadas, o sotaque muito presente e costumes. É interessante notar também que quando comparado à Antropologia, percebemos na prática a importância de saber de onde viemos, como viemos e porquê