Análise do filme "Minha Vida Sem Mim"
Centro de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Sociologia
Curso: Bacharelado em Enfermagem
Disciplina: Tópicos em Sociologia da Saúde
Professor: Francisco de Oliveira Barros Júnior
Aluna: Haglaia Moira Brito de Sena Oliveira
Análise do filme “Minha Vida Sem Mim”
Quais os temas que podem ser debatidos a partir da leitura do filme?
Além de colocar em destaque a problemática da doença, um câncer de ovário que se espalhou pelo intestino da personagem, e obviamente refletir sobre as decisões que tomamos em vida, o filme aborda também a maneira como as pessoas lidam com a morte. A frase falada pela paciente assim que recebe a notícia de uma doença terminal “você tem vontade de tomar todas as drogas do mundo, mas elas não vão mudar a sensação de que sua vida toda foi um sonho e só agora está acordando”, sintetiza como a morte é apresentada no filme: um fim inevitável, mas que todos tentam adiar das mais variadas maneiras possíveis. Estabeleça uma ponte entre a realidade retratada no filme e a que você observa no cotidiano.
Ao retratar a maneira como a vida pode ser breve, nos faz refletir sobre decisões e seus efeitos entre as pessoas com que convivemos e a importância de pequenos detalhes, como por exemplo, quando Ann faz questão de gravar fitas para cada aniversário de suas filhas até os 18 anos; além das dificuldades que a personagem enfrentou por ter se tornado mãe e casado ainda adolescente e da sua frágil relação com os pais.
Que sentimentos e emoções foram despertados em você a partir da visão do filme?
A grande característica do filme, que retrata a brevidade da vida, me fez refletir sobre o impacto de atitudes tomadas diariamente e a importância de se viver intensamente, mesmo que por pouco tempo.
Justifique a indicação do filme para os alunos da área de saúde.
O filme prepara muito bem o contato com a morte e o que fazer a respeito disso; além de apresentar uma sutil crítica, ao mostrar um médico que