Análise do filme as melhores coisas do mundo
“As Melhores Coisas do Mundo”
1- Exemplifique uma situação em que Mano utiliza o pensamento formal para lidar com uma situação problema.
Segundo Berger a característica que mais distingue o pensamento adolescente é a capacidade de pensar na possibilidade, e não apenas na realidade. Essa capacidade passa a ser a primeira reação do adolescente a um problema.
A situação problema que é utilizada por Mano no filme e que caracteriza o pensamento formal é quando ele pensa que seria melhor o pai ter morrido. “Já que era pra rolar uma tragédia, podia ter sido uma tragédia normal”.
2- Analise a situação em que a aluna beija o professor, de acordo com os níveis convencional e pós-convencional.
De acordo com Kollberg, nível convencional é quando há um adulto na situação. Isso indica que sua moralidade gira em torno da necessidade de respeitar as regras da sociedade. Olhando desta forma a aluna não poderia ter beijado o professor. Já no nível pós-convencional independente do que a sociedade diz ser certo ou errado a aluna se permite beijar o professor porque ela está apaixonada e o que importa no momento é beijar o professor.
3- A partir das situações demonstradas no filme é possível afirmar que os adolescentes tendem a correr mais riscos? Em caso afirmativo como explicar essa conduta? Em caso negativo quais os fatores que levam o adolescente a preservar-se?
Sim. Para muitos adolescentes fazer coisas que podem colocá-los em apuros e não serem pegos faz parte da emoção de estarem vivos. Essa tendência de provocar o destino e envolver-se em atividades arriscadas é o que liga os adolescentes aos amigos. Os riscos que os adolescentes correm são potencialmente fatais. São vulneráveis a ter problemas de comportamento na adolescência, a falta de confiança em sim mesmos, eles se preocupam com o modo como os outros os veem, tentam resolver seus próprios sentimentos conflitantes em relação aos pais, escola e amigos mais próximos. Em relação às