Gerência de espaço livre
Bem, Basicamente são três forma de se implementar uma estrutura de espaço livre. Uma delas é através de uma tabela que denominamos de mapa de bits, o que seria isso? Mapa de bits é onde que cada estrada da tabela é associada a um bloco de um disco representado por 1 bit, que estano com um valor 0 indica que o espaço está livre, já com o valor de 1 representa um espaço ocupado. Isso claro, gasta muita memória, pois para cada bloco do disco há uma entrada na tabela.
Já a segunda forma é bem simples, utiliza uma lista encadeada dos blocos livres do disco. Deste modo, cada bloco possui uma área reservada para armazenar o endereço do próximo bloco livre.Este método apresenta altos problemas de lentidão no acesso, pois devido ás constantes buscas seqüenciais na lista.
A terceira forma é a tabela de blocos livres. Esta forma leva em consideração que blocos contíguos de dados geralmente são “Alocados/Liberados” simultaneamente. Dessa forma, pode-se enxergar o disco como um conjunto de segmentos de blocos livres. Assim, pode-se manter a tabela com o endereço do primeiro bloco de cada segmento e o numero de blocos contíguos que se seguem.
Eficiência e Desempenho
A mineração de regras de associação é uma tarefa complexa e difícil por pelo menosduas razões: quando existirem muitos dados na base de dados e pela quantidade elevada deatributos. Fazendo com que o tempo de execução do algoritmo seja linear em relação aotamanho da amostra, o número de passagens pela base de dados é um fator que reflete nestetempo. Além das n passagens pela base de dados, onde n é a quantidade de itens do maior conjunto de candidatos, faz com que cada passagem pelo banco de dados signifique umarotina de Entrada e Saída
Um outro fator é o número de atributos que são freqüentesajudando na queda de desempenho do algoritmo como descrito a seguir.Um método que se propõe a efetuar uma melhora significativa na eficiência doalgoritmo, é empregado como segue: